quarta-feira, 28 de junho de 2017

O Painel Integrado como Recurso Didático

O Painel Integrado como Recurso Didático

          O Painel Integrado é um recurso didático que possibilita ente os alunos uma maior integração, estende a socialização de leituras e aprofunda a discussão sobre o tema sugerido durante a disciplina.
       A ideia central do Painel Integrado de Leitura é estimular e facilitar a leitura de textos por todos os alunos, de maneira que todos participem e tenham acesso ao conteúdo todo. Considerando as dificuldades naturais que os alunos têm para ler fora do horário de aula, este procedimento facilita e estimula a leitura. Primeira etapa: dividir um texto e distribuir aos alunos, reunidos em grupos, para que cada subgrupo se encarregue da leitura e síntese de um trecho. Segunda etapa: cada membro de grupo compartilha sua síntese com um membro dos outros subgrupos. Assim, ao final do processo, todos terão recebido a informação completa. Este método apresenta claras vantagens: todos os participantes atuam, e ao final há um sentimento de missão cumprida e satisfação pela realização da tarefa. O conteúdo do texto é disseminado de forma dinâmica, todos se ocupam, não há como o aluno delegar seu trabalho para outro.
      
        Vejamos alguns modelos de Painéis Integrados criados por alunos do 4º período de Pedagogia-noite da Universidade Federal do Piaui: 






















         

Como se organiza um painel?

Toda a classe, dividida em equipes, prepara um tema a partir das leituras indicadas pelo professor.Cada equipe deverá ter
um coordenador que distribua as tarefas para a conclusão do trabalho a ser apresentado no painel;
um secretário que anotará todas as ocorrências durante o trabalho da equipe tais como tarefas atribuídas a cada membro, horário e duração da leitura orientada, da reunião para discussão, e elaboração da sínteses, dificuldades e eventuais problemas ocorridos durante a preparação e realização do painel;
um relator que redigirá o relatório do painel com a colaboração de toda a equipe.


Etapas de preparação do painel 

     Atribuição de tarefas a cada componente (pesquisa de textos, de outros materiais a serem apresentados, leitura individual);
discussão das sínteses e das contribuições individuais;
preparação da participação da equipe no painel (estratégia, tempo, conteúdo);
participação efetiva no painel*.


Painelistas

     Uma equipe comporá o painel, as demais comporão o auditório;
um moderador, escolhido pela equipe, coordena o painel, estabelecendo a agenda do dia: tempo de apresentação de cada componente da equipe, formulação de uma questão para ser discutida no painel (aberta ou não ao auditório), abertura de tempo para participação das demais equipes que compõem o auditório.


Tipos de painel

      Exposição: cada componente da equipe de painelistas apresenta sua síntese sobre o tema; o moderador faz um resumo encadeando as diversas sínteses e abre tempo para o auditório;
visões conflitantes: duas equipes, com visões antagônicas, participam do painel; o moderador gerencia as discussões entre as duas equipes;
         Interrogação: duas equipes participam, uma com a função de questionar e outra com a função de responder sobre o mesmo tema; o moderador gerencia o tempo de perguntas e respostas;


Dinâmica do painel

    O moderador inicia o painel apresentando aos painelistas e ao auditório as regras de apresentação, lembra o tema, apresenta os componentes do painel e recomenda a não participação do auditória nesta primeira etapa;
   O moderador apresenta uma questão estimuladora ou orienta a apresentação das sínteses de cada componente do painel;
     O moderador encerra a primeira etapa e abre a segunda etapa dando cinco minutos para que o auditório se prepare para as perguntas aos painelistas e passados os cinco minutos oferece a palavra ao auditório.
no auditório, cada equipe escolhe a pergunta para apresentar aos painelistas entre aquelas que já tem preparadas;
    As perguntas são apresentadas verbalmente ou por escrito e os painelistas respondem, podendo ou não haver réplica e tréplica;
    O moderador encerra o painel fazendo um resumo das conclusões e agradecendo aos participantes.

Alguns link sobre painel integrado:





2 comentários:

O Que Fazer Com Tanta Informação?

Dia após dia somos bombardeados com informações vindas de todos os lados, de redes sociais, da internet, do boca-a-boca, etc. No ...