quinta-feira, 6 de julho de 2017

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: COMO GARANTIR MAIS MOTIVAÇÃO EM SALA DE AULA?

O uso da tecnologia na educação já é uma necessidade que pode ser reconhecida por todo profissional do ensino que está atualizado. Porém, é preciso que esse recurso seja usado de forma clara.
Somente fazer uso das ferramentas tecnológias não é o objetivo da escola. É preciso pesquisar e experimentar para descobrir de que maneiras a tecnologia pode ser empregada para melhorar efetivamente o aprendizado dos alunos e o dia a dia dos professores.

Diante disso, é necessário introduzir a tecnologia adequadamente na instituição de ensino, seguindo os passos a seguir:

1. Introduzindo a tecnologia na escola
Será preciso realizar algumas mudanças na dinâmica das aulas e é interessante preparar a introdução da novidade de maneira diferente para cada um dos grupos a serem afetados por ela, a saber:

1.1. Corpo docente e funcionários
Contar com o apoio de todos os colaboradores no processo de adotar a tecnologia na escola é fundamental, afinal, são eles que irão lidar diretamente com a questão, por isso, quanto mais a favor da mudança estiverem, melhor. 

Acompanhar a relação de cada um com as tecnologias adotadas a fim de diagnosticar problemas, receber feedbacks e promover uma melhoria constante também é essencial.

1.2. Pais e responsáveis
O envolvimento dos pais na educação de seus filhos é muito importante para o sucesso dos estudantes. Por meio de reuniões, notificações e uma comunicação aberta entre os pais e a escola, é possível que eles contribuam para a introdução da tecnologia, aumentem o engajamento dos filhos, ofereçam feedbacks enriquecedores e, mais importante, compreendam e apoiem a iniciativa.

1.3. Alunos
Mesmo, a maioria nos alunos nascidos nessa geração que domina o mundo com a tecnologia é preciso cuidar de sua preparação para receber a novidade justamente para que a familiaridade com os recursos digitais não os leve para longe do aprendizado, restringindo seu uso da tecnologia ao entretenimento ou a atividades que poderiam ser feitas fora da sala de aula.

2. Entendendo as demandas de seus alunos
A escola precisa pesquisar e entender as principais demandas dos alunos empregando justamente os recursos de que eles precisam para melhorar seu desempenho, além de garantir que a medida fará efeito em sua motivação e engajamento.

Para tal, é interessante procurar saber:

» que tipos de aparelhos tecnológicos os alunos mais usam fora da sala de aula;

» quais são os programas e aplicativos mais usados por eles, tanto para atividades relacionadas à escola quanto para seu próprio entretenimento;

» qual é a familiaridade de cada um com os diferentes tipos de recursos disponíveis no mercado;

» de que tipo de informação ou conhecimento do uso da tecnologia os alunos mais podem precisar em suas futuras vidas profissionais;

» e o que eles gostariam de aprender ou dominar quando o assunto é tecnologia.

Somente depois disso, os gestores da escola podem entender quais ferramentas e recursos tecnológicos terão mais utilidade e aceitação em sala de aula (tablets, e-readers, smartphones).

3. Como mapear os principais problemas em sala de aula?
Para usar a tecnologia com o objetivo de sanar problemas em sala de aula, deve-se, em primeiro lugar, localizar esses problemas.

É necessário localizar em sala de aula, quais são as principais dificuldades no dia a dia — da falta de motivação dos estudantes à escassez de oportunidades e conhecimento para adotar novas práticas de ensino, por exemplo.

A partir desse levantamento, podem-se estudar os recursos disponíveis para escolher aqueles que melhor atendem a essas demandas e traçar um plano de melhoria em longo prazo.

Nas primeiras semanas após a adoção da tecnologia em sala de aula, deve-se acompanhar a adaptação de professores e alunos para corrigir possíveis resistências e dificuldades iniciais.

Depois disso, o monitoramento deve continuar não apenas para prevenir problemas e garantir que as ferramentas continuem a ser usadas da forma correta como, também, para analisar os resultados obtidos a fim de continuar avançando.

4. A importância da atualização do profissional com as últimas tendências em educação
A atualização impulsionada pela adoção da tecnologia, portanto, permitirá ao profissional da educação não apenas manter-se em dia com o que há de mais recente em sua área, como também trará benefícios diversos para a sua rotina, sua relação com os estudantes e o funcionamento da própria escola.

5. Moderando o uso da tecnologia
Ao ensinar como e quando esse recurso deve ser usado, além de controlar os momentos em que eles serão empregados em sala, o professor pode direcionar a capacidade dos estudantes de usar os aparelhos eletrônicos em seu próprio benefício, reduzindo seu uso inadequado e aumentando sua habilidade de lidar corretamente eles.

Com a aplicação consciente da tecnologia na escola, é possível, por exemplo:

» combater o cyberbullying e outras formas de preconceito;

» reduzir a distração causada pelos smartphones e aparelhos mobile;

» equilibrar o tempo que os estudantes dedicam aos jogos eletrônicos, aos estudos e à prática de atividades físicas;

» e promover a pesquisa em fontes on e off-line confiáveis, aumentando o senso crítico dos alunos.

6. Estimulando a leitura em sala de aula com ajuda da tecnologia
O desinteresse pela leitura é um problema recorrente nas escolas hoje em dia. De fato, algumas pessoas chegam a associar essa questão à afinidade dos alunos com a tecnologia, entretanto, na realidade é possível, sim, usar o universo digital para incentivar o hábito de ler. Veja como:

6.1. Aproveite os livros em diferentes formatos
Poder ler em tablets, smartphones e até e-readers, além de ser bastante prático, é uma excelente maneira de motivar os jovens que não se desgrudam das telinhas a descobrir o mundo da leitura. Alguns aplicativos contam com opção de consulta a dicionários dentro dos próprios livros digitais, e há também bibliotecas que fazem empréstimos de e-books.

6.2. Transforme a leitura em uma experiência multimídia
Um excelente exemplo de como a leitura pode ser interativa e multimídia é a série de webcomics (quadrinhos para a web) Homestuck, publicada no site MS Paint Adventures entre 2009 e abril de 2016.

Composta por uma combinação de texto, imagens estáticas e animadas, jogos em Flash e vídeos que somam mais de 8 mil páginas e 800 mil palavras, a série pode ser “lida” no original, em inglês, ou em português.

Inspirando-se nessa ideia, professores podem também aproveitar a tecnologia para tornar a experiência de leitura mais interessante e enriquecedora ao assistir a filmes, reviews em vídeo, entrevistas com o autor e outros documentos on-line, realizar pesquisas diversas, ler e compor fan fics (ficções escritas por fãs de séries de livros infanto-juvenis populares, como Game of Thrones ou Harry Potter), etc. Basta usar a criatividade!

6.3. Apresente os alunos a boas fontes on-line
Apesar das informações incorretas  há também uma infinidade de fontes interessantíssimas, que podem contribuir para enriquecer as pesquisas dos estudantes e apresentar-lhes pontos de vista únicos e completos.

Alguns bons exemplos são:

» páginas de universidades, em que os estudantes podem encontrar artigos acadêmicos sobre diversos assuntos;

» o site Domínio Público, no qual se encontra uma variedade enorme de e-books gratuitos em português;

» revistas digitais gratuitas financiadas pelas universidades e órgãos de fomento à pesquisa (como aquelas disponíveis no Portal de periódicos da Capes);

» e o Project Gutemberg, site com e-books gratuitos em diversas línguas;

7. 4 usos para dispositivos e programas inovadores na escola e na sala de aula
Depois de entender melhor os benefícios do uso da tecnologia em sala de aula, é hora de conferir algumas ideias práticas para aproveitar programas e ideias inovadoras na sua escola. Acompanhe:

7.1. Google Cardboard
O Google Cardboard é um apetrecho que permite transformar qualquer smartphone em óculos de realidade virtual. Podendo ser feito de papelão a materiais mais sofisticados, o Cardboard pode ser confeccionado pelos alunos como parte de um projeto de atividades manuais e depois ser usado nas outras disciplinas como forma de interação multimídia com o conteúdo.

Com a ferramenta e o aplicativo da Google, é possível assistir a vídeos em 360°, visitar espaços históricos no Google Earth e até jogar games imersivos, por exemplo.

Aqui link de como fazer o óculos:
https://www.google.com.br/amp/www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/06/aprenda-como-fazer-um-oculus-rift-caseiro-siga-dicas.amp

7.2. Wikipédia
Apesar de não equivaler a uma enciclopédia física e conter, como muitas fontes de informações na web, artigos com erros e problemas diversos, a Wikipédia também pode ser uma excelente ferramenta de aprendizado, desde que utilizada corretamente.

Para isso, algumas recomendações interessantes são:

» observar as referências ao final de cada artigo, bem como as notas referenciais ao longo do texto;

» comparar o mesmo artigo em diferentes idiomas (em português e inglês, por exemplo) para verificar se há disparidades e, ainda, ganhar vocabulário na língua estrangeira;

» e dar preferência aos artigos destacados pelo próprio site e evitar aqueles indicados como incompletos.

7.3. Khan Academy
Criada por uma empresa sem fins lucrativos, a Khan Academy é uma plataforma on-line com videoaulas gratuitas sobre dezenas de assuntos diferentes, de Matemática a Empreendedorismo e Animação digital.

https://pt.khanacademy.org/

7.4. Pokemon Go
O game que explodiu em pouquíssimo tempo, Pokemon Go é um aplicativo que usa a tecnologia de realidade aumentada — misturando elementos virtuais com o mundo real — para que os jogadores possam capturar Pokemons (“monstros digitais” que fazem sucesso desde o início dos anos 2000) dependendo de sua localização no GPS.

Como baixar o aplicativo Pokémon Go:
https://www.google.com.br/amp/www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/08/como-baixar-pokemon-go-na-app-store-e-play-store.amp

8. Usando a tecnologia também para a avaliação do aluno
Finalmente, é interessante ficar por dentro das maneiras que a tecnologia pode ser usada para avaliar os estudantes, otimizando o tempo do professor, potencializando o diagnóstico de dificuldades e, consequentemente, melhorando o desempenho e motivação dos alunos.

Plataformas como o AppProva, por exemplo, contribuem para aumentar o engajamento dos alunos por meio da gamificação e do uso dos celulares em sala de aula, funcionam como treinamento para provas como o ENEM, e permitem que a avaliação dos alunos seja realizada no próprio app, com envio imediato dos resultados aos professores e geração de gráficos para acompanhar seu desenvolvimento. 

Outros tipos de avaliação que fazem uso da tecnologia são os trabalhos que envolvem a produção de vídeos, apresentações de slides, animações e demais mídias digitais, assim como participação em jogos educativos, fóruns on-line, aulas virtuais e muito mais.

Além de diversificar o tipo de avaliação oferecido pela escola, deixar que os alunos usem a tecnologia para mostrar o que aprenderam enriquece sua experiência e aumenta sua segurança e entusiasmo com os estudos.

Conclusão
Apostar no uso de ferramentas tecnológicas no ensino já é requisito para as escolas que desejam se destacar pela inovação e atualização com as mais modernas tendências pedagógicas.

Ainda assim, para que a tecnologia não se torne um fim em si mesma, é preciso estudar as melhores formas de empregá-la a fim de trazer benefícios para professores e alunos, aumentando a motivação de ambos em sala de aula.

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