Feedback Positivo, Aprendizagem Positiva!
O feedback é uma ferramenta importante para que os alunos saibam onde precisam melhorar e quais comportamentos foram positivos, gerando uma conscientização valiosa para o processo de aprendizagem, pois evidencia ao aluno as dissonâncias entre o resultado pretendido e o real, gerando motivação para a mudança.
Parece algo simples, mas pode acontecer também de quando o aluno receber um feedback negativo se desestimular.
Por que é importante para o aluno?
A prática de dar e receber feedback melhora os resultados da aprendizagem, pois autodireciona e proporciona automaticamente a autorreflexão sobre seu comportamento de forma crítica (ZEFERINO, DOMINGUES e AMARAL, 2007).
Há muitas teorias sobre os tipos “ideais” de feedback e as suas
classificações são variadas. Segundo Willians (2005, p. 52), os tipos de feedback são:
Positivo: tem a função de reforçar um comportamento que desejamos que se repita. Deve ser utilizado sempre, mesmo que as pessoas já estejam agindo conforme desejamos. Isto evitará que elas deixem de agir adequadamente por falta de motivação;
Corretivo: tem por objetivo modificar um comportamento. Quando uma pessoa não está agindo adequadamente deve-se emitir um feedback deste tipo,tomando os devidos cuidados para não dar um feedback ofensivo. Fazer esta diferenciação é um grande desafio para o professor;
Insignificante: é um feedback vago ou genérico a ponto de confundir o aluno sobre o seu propósito. Não provoca a reação desejada no aluno, como por exemplo, que ele continue estudando e interessando-se pela disciplina;
Ofensivo: Este tipo de feedback não orienta, não permite a aprendizagem pelo erro e não motiva para os estudos. Pelo contrário, acaba porgerar conflitos entre o professor e o aluno que o recebe.
Como dar feedback eficiente ao aluno?
Neste sentido, vale a pena conhecer algumas dicas para se dar feedback de maneira eficiente aos alunos.
1. Encare o momento do feedback como algo muito importante ao aluno:
Normalmente ele recebe somente de seus colegas de sala, o que muitas vezes não contribui para seu desempenho em sala de aula.
2. O feedback deve ocorrer durante o processo de aprendizagem:
Faça-o enquanto há tempo para possíveis reparos.
3. Para não se desmotivarem:
Os alunos têm que sentir que a sala de aula é um ambiente seguro utilizando do feedback em prol do seu desenvolvimento.
4. Feedback não é um conselho ou avaliação:
É uma informação sobre como os professores e alunos se esforçaram para atingir os objetivos em comum. Professor e alunos não são adversários.
5. Professor tem que estar preparado:
Para receber feedback no ato da devolutiva ao aluno, o que pode ser mais eficiente do que ao contrário.
6. Seja específico:
Fale exatamente o que precisa melhorar e o que faz bem por meio de fatos ocorridos em sala de aula. Desta forma, ele saberá qual o caminho para atingir o objetivo esperado.
7. Inicie com os pontos positivos:
Mesmo que tenha que dizer sobre sua falha na aprendizagem é fundamental que se fale primeiramente sobre seus acertos a fim de fortalece-lo e continuar encorajando-o.
8. Seja honesto:
Não procure maquiar os pontos de melhoria. Diga sempre por meio dos fatos os aspectos da aprendizagem ou de comportamento que necessita se dedicar mais ou algo que tem que deixar de fazer.
9. Quando apontar o erro:
Lembre-se de dar o feedback orientando onde pode encontrar mais recursos para estudar ou melhorar algo que prejudica sua aprendizagem e conscientiza-lo dos prejuízos no resultado final.
10. Acompanhar sempre:
O momento do feedback não pode ser único, tem que ser contínuo.
É importante a formalização do evento da devolutiva, mas durante o processo de aprendizagem o aluno tem que ser assistido e orientado quanto a seus acertos ou erros.
Pensando num cenário competitivo no mercado de trabalho, a prática do feedback do docente para o aluno e vice-versa, torna-se fundamental para que haja a constante melhoria da performance de ambos, mas principalmente, do aluno, facilitando o seu ingresso nas diversas empresas.
Afinal, qual é a importância do professor neste processo?
O papel do professor é fundamental no acompanhamento da aprendizagem do aluno como mediador e facilitador adotando a metodologia do aprender a aprender.
Esta prática de acompanhamento contribui no desenvolvimento do aluno já o principal intuito é que ele esteja preparado a sobreviver no mercado de trabalho competitivo e exigente que busca profissionais com uma performance de excelência.
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