Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica
Com a utilização de tecnologias digitais no ensino/aprendizagem surgiram novas
possibilidades, democratizando o acesso aos diferentes níveis e modalidades de ensino. Com as
novas tecnologias, como internet e ambientes virtuais de aprendizagem, ampliou-se o diálogo
entre todos os envolvidos no processo, dentro deste novo paradigma. Alunos e professores estão
frente a um novo modo de ensinar e aprender, rompendo barreiras com a criação de novos
espaços de aprendizagem.
Quando o professor convida o aluno a um estudo virtual de informações, ele não apenas
lança mão da nova mídia para potencializar a aprendizagem de um conteúdo curricular, mas acima
de tudo contribui pedagogicamente para a inclusão deste educando na tecnologia digital.
Contudo, a contribuição pedagógica para a inclusão na tecnologia exige um aprendizado
prévio por parte do professor, uma vez que não basta convidar a um site para se promover
inclusão digital; ele precisará operacionalizar os recursos tecnológicos e desenvolver novas formas
de ensinar e de aprender. Essa questão, no entanto, diz respeito à formação do professor – aquela
que poderá ser desenvolvida na sua própria Escola e de forma continuada, pois hoje com a
tecnologia basta ter o apoio institucional que prioriza a qualidade do trabalho educacional.
Vamos lá da certo,mudar a sua realidade escolar professor.
https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/viewFile/6196/3695
Autor do compartilhamento do vídeo : Claudio Santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário