OFICINA: O USO ADEQUADO DA VOZ COMO RECURSOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO
Foi realizado no dia 04 de julho 2017, a oficina , o uso adequado da voz como Recurso Didático na Educação, promovido pela professora Naira Lopes e ministrada pelo estudante curso de música UFPI Jackson Dias Rocha.
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Objetivo dessa oficina foi promover o desenvolvimento do uso adequado da voz como recurso didático na educação.
A justificativa é que o uso adequado da voz e seus recursos é determinante no processo educacional, visto que a utilizamos como meio de comunicar os mais variados assuntos e disciplinas. Para uma boa comunicação oral é necessário que, tanto o aluno quanto o professor, tenham uma boa postura vocal, com clareza nas ideias e expressão.
A metodologia foi constituída de fundamentação teórica, seguida de exercícios e finalizada com breves apresentações dos alunos, como experimento das técnicas apreendidas.
ENSINANDO ALGUMAS TÉCNICAS VOCAIS |
Jackson Dias, explanou alguns conteúdos como:
- Teoria e conceito;
- A respiração;
- O aquecimento do corporal e vocal;
- Técnica vocal;
- Dicção e Projeção vocal;
- Exercícios práticos
JACKSON DIAS EXPLICANDO O CONTEÚDO |
Jackson Dias, mostrou o quanto a voz é importante, e que como qualquer parte do nosso corpo precisar ser exercitada. Para ele a melodia da voz é como uma onda, falou ainda que a respiração é a base da técnica vocal. Mencionou durante a palestra que é preciso fortalecer as cordas vocais e esse fortalecimento ocorre com exercícios que devem ser praticados todos os dias,mas segundo ele esses exercícios não podem ultrapassar dez minutos. Além disso, ensinou alguns exercícios de técnicas vocais, que podem serem feitos a qualquer momento basta que tenhamos um pouco de disponibilidade para realizá-lo, como é o caso de apenas três silabas que ele nos apresentou que as ótimas para fortalecer a respiração: RA PU TI.
REALIZANDO EXERCÍCIOS COM A TURMA
Em complementação, a tudo que foi exposto por Jackson Dias, sobre a importância da voz e de como ela deve ser bem cuidada, veremos parte de uma matéria realizada pela repórter Vanessa Fajardo do G1, em São Paulo.
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Esforço nas aulas faz professora ser afastada por problemas na voz
Solange de Oliveira está há 3 anos afastada e assumiu função burocrática.
A professora Solange Aparecida de Oliveira, de 49 anos, está há três anos afastada da sala de aula e trabalha no setor administrativo da Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Meireles, em São Matheus, na Zona Leste de São Paulo. Há pelo menos oito anos sentiu os primeiros problemas na voz, resultado de mais de duas décadas dando aulas na educação infantil. Ficava rouca, com a voz áspera, muitas vezes, totalmente afônica. Chegou a dar aulas fazendo mímica.
“É mais difícil lidar com criança pequena, elas exigem, há uma rotina a ser cumprida: roda de leitura, de conversa, aula de música, parque, jogos, atividades externas. Perdia a voz com muita frequência, sentia dores na garganta, minha diretora falava: você não pode ficar assim. Perder a voz mexe com o emocional da gente”, afirma.
saiba mais
Solange simboliza uma pequena amostra de um cenário bem mais complexo que atinge a categoria dos docentes. Estudo feito pelo Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro SP), mostra que 63% dos professores entrevistados (1651 docentes da rede básica de ensino) já tiveram problema na voz, sendo que 11% apresentava alguma alteração no momento da pesquisa. Entre 14 sintomas listados que denotam problemas como rouquidão, pigarro, garganta seca, entre outros, cada pessoa respondeu que tinha, em média, 3,7 sintomas.
DICAS PARA O PROFESSOR NÃO PERDER A VOZ
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- Bebe água regularmente |
- Fique atento ao volume de voz. Perceba em quais momentos você pode falar mais baixo |
- Articule bem as palavras |
- Evite pigarrear em excesso |
-Mantenha uma alimentação regular e saudável |
- Após um período de uso excessivo da voz, tente descansá-la |
- Ao dar uma informação longa aos alunos, fique de frente para a classe olhando para os alunos |
- Evite falar muito tempo virado para a lousa |
- Com orientação fonoaudiológica, faça exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal |
- Ao perceber sintomas como rouquidão, dor na garganta, cansaço vocal, falhas na voz, excesso de pigarro, desconforto ao falar, procure um médico otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo |
Fonte: Fabiana Zambon – Sinpro SP |
A fonoaudióloga especialista em voz do Sinpro SP, Fabiana Zambon, diz que o grande problema é que o professor não tem na formação conhecimento para cuidar e prevenir a voz. "Quando percebe que está com problema é porque já precisa de tratamento. O professor usa a voz de forma diferente das outras pessoas, concorre com ruído de fora, da classe, tem de falar mais forte porque tem um número de alunos para atingir. Mesmo os que não apresentam problema, teriam de passar por uma avaliação."
Acesse o link:
http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2013/04/no-dia-da-voz-conheca-algumas-dicas-para-manter-saude-vocal.html
Marcadora: Francisca Fabiana do Nascimento Calacio
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